Notícias

História do Cloro

08
abr

hidromar---blog---a-historia-do-cloro
O cloro é uma substância química, conhecida e utilizada desde à antiguidade. Antigamente, as lixívas causticas eram utilizadas para fabricar sabões grosseiros em indústrias domésticas e eram encontradas no Egito ou nas “Barrilhas” da Espanha, retiradas das cinzas de algumas algas marinhas.

Anos depois foram descobertos outros meios de se obter essa substância, a partir da adição de cal, de sal comum, entre outros elementos químicos. Com isso, foi impulsionado o processo de criação da soda caustica que teve sua fábrica fundada em 1844, na Escócia.

Após mudanças no processo de produção, devido a evolução dos estudos de diversos químicos do mundo, foi fundada a primeira fábrica no Brasil a utilizar células de diafragma em 1934, na enquanto as com células de mercúrio, só foram implementadas alguns anos depois, em 1948.

Algumas empresas, na década de 70, decidiram estudar novos meios alternativos para a produção de soda cáustica sem a utilização me mercúrio e com baixo teor de cloreto. Para isso desenvolveram uma tecnologia a partir da célula de membrana e que logo no início, já fosse possível produzir comercialmente lixívia de soda cáustica com teor de 10% a 20% de NaOH em peso.

A Hidromar Indústria Química LTDA tem como principal atividade a fabricação, venda e distribuição de produtos químicos, com destaque especial para o Cloro Líquido, Hipoclorito de Sódio.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Postado por : Grupo Hidromar
Categorias: Sem categoria